Translate

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Úbere de irrigação


Essa “traquitana” tem por objetivo promover uma irrigação por gotejamento nos dias em que você se ausenta de casa, nos dias mais quentes, ou em funcionamento constante quando o solo é muito seco, sendo esse gotejamento regulado.


                                    
Para essa finalidade utilizamos um garrafão descartável de água mineral e um Kit para administração de soro (EQUIPO) devidamente modificado. O EQUIPO original tem uma câmera com filtro que facilmente satura impedindo a passagem da água, bem como, um injetor em “Y”. Ambos devem ser removidos.

Demonstração da modificação

           Cortamos e eliminamos o injetor.


  Cortamos o tubo flexível rente a câmera.


Cortamos a câmera e a eliminamos. 


  Conectamos o tubo flexível no ‘bico’.


 Observem a diferença. 


Assim fica o EQUIPO modificado.

           
   Fizemos uma amarração com cordões para fixação. 


Furamos o fundo do garrafão com broca de quatro milímetros e meio de diâmetro. 


Enfiamos os ‘bicos’ nos furos do fundo do garrafão, penduramos o mesmo num galho de árvore, numa grade de janela ou num cabide para essa finalidade e enchemos o mesmo com água.

       
Com o regulador totalmente aberto teremos um fio d’água constante e faremos a regulagem para a cadência de gotejamento desejada.

              
Depois de feita essa regulagem e fixado a ponta do tubo junto ao “cordão guia” do tomateiro verificaremos o gotejamento.

Esse úbere com seis saídas irriga seis tomateiros ainda em fase de crescimento.

                  
Podemos utilizar um único ponto de irrigação com uma garrafa Pet ou vários em pontos afastados com várias garrafas.

Obs.: Como o garrafão fica no alto utilizamos uma mangueira para enchê-lo. O tempo de autonomia do úbere em questão é de aproximadamente vinte e quatro horas, dependendo diretamente da cadência do gotejamento. É possível que um garrafão de vinte litros com apenas umasaída bem regulada irrigue por uma semana ininterruptamente, podendo ser usado numa casa de veraneio.  Devemos colocar uma tampa no garrafão para evitar a entrada de insetos, folhas e poeira sem contudo impedir a entrada do ar.

Um comentário: